O QUE É CIRURGIA REFRATIVA NO OLHO? O QUE SIGNIFICA CIRURGIA REFRATIVA A LASER?
Cirurgia refrativa é tambem conhecida como “cirurgia de miopia”, mas na verdade é uma correção cirúrgica em quem tem miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia (vista cansada). Os métodos mais conhecidos são as cirurgias refrativas a laser PRK e LASIK, onde a córnea (parte transparente que fica na frente do olho) é remodelada através de um laser especial (Excimer Laser). O novo formato da córnea vai desempenhar o papel dos óculos e lente de contato fazendo com que a imagem se forme adequadamente na retina (fundo do olho).
PARA QUE SERVE A CIRURGIA REFRATIVA A LASER?
A cirurgia refrativa a laser, ou “cirugia de miopia”, serve para eliminar ou diminuir a dependência ao uso de óculos e lente de contato em quem tem miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia (vista cansada).
O QUE É CIRURGIA REFRATIVA PRK?
Cirurgia refrativa PRK é um método de cirurgia a laser para corrigir miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia (vista cansada). Na cirurgia PRK é realizada a remoção do epitélio (células da superfície da córnea) e aplicado o laser para remodelar o formato da córnea.
O QUE É CIRURGIA REFRATIVA LASIK?
Cirurgia refrativa LASIK um outro método de cirurgia a laser para corrigir miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia (vista cansada). Na cirurgia LASIK feito um flap na superfície da córnea, o laser é aplicado e a córnea é recoberta pelo flap novamente.
COMO FUNCIONA A CIRURGIA REFRATIVA PARA MIOPIA?
A cirurgia refrativa a laser (“cirurgia de miopia”) remodela o formato da córnea (parte transparente na frente do olho). Em quem tem miopia o olho é mais alongado ou a córnea é mais encurvada que o normal, isso faz a imagem se formar a frente da retina (fundo do olho). Na cirurgia refrativa em miopia, o laser vai aplanar a córnea fazendo a imagem se deslocar posteriormente e se formar adequadamente na retina.
QUEM TEM CERATOCONE PODE FAZER CIRURGIA REFRATIVA A LASER?
Ceratocone é uma contra-indicação a cirurgia refrativa a laser, PRK ou LASIK, conhecida também como “cirurgia de miopia”. Além de não ser eficiente em quem tem ceratocone, o laser pode piorar a doença. Todo paciente candidato a cirurgia refrativa deve ter o exame de topografia de córnea avaliado minuciosamente para excluir qualquer suspeita de ceratocone.
QUAL A MELHOR CIRURGIA REFRATIVA PRK OU LASIK?
A melhor cirurgia refrativa, entre PRK e LASIK, depende da necessidade e do tipo de olho de cada paciente. Os dois tipos de cirurgia tem vantagens e desvantagens.
Na cirurgia LASIK há as seguintes vantagens: a recuperação é mais rápida e não há dor no pós-operatório. Desvantagens: não é recomendado para quem faz atividades físicas intensas já que, mesmo o flap de córnea estando cicatrizado, pode haver um deslocamento se ocorrer algum trauma. Além do que o custo é maior por utilizar 2 aparelhos diferentes de laser: Laser de Femtosegundo e Excimer Laser.
Na cirurgia PRK a recuperação é mais devagar e é mais comum ter dor no período pós-operatório. Como vantagens não ocorre complicações com o flap e o custo é mais baixo.
Só com a avaliação no exame oftalmológico e a topografia de córnea é possível saber qual cirurgia é mais adequada para cada um.
QUAIS OS RISCOS DA CIRURGIA REFRATIVA?
Com o desenvolvimento da medicina felizmente hoje as complicações são raras. Contudo nenhum procedimento cirúrgico é isento de riscos e complicações. Alguns exemplos de complicações após a cirurgia refrativa a laser são: halos em volta das luzes, olhos mais secos e infecção de córnea.